Creating Harmonious Relationships with Quaking Grass Flower Essence

 

por Regina Celia de Freitas

Solucionando conflitos de grupo e alcançando um consenso

Caso 1:

Um grupo de professores de um determinado departamento de uma Universidade já havia se reunido três vezes para discutir um mesmo problema, mas não conseguia chegar a um consenso, pois as opiniões individuais eram sempre divergentes e ninguém realmente queria ouvir as considerações do outro.
 
Fui então convidada a proferir algumas palavras de abertura de uma nova reunião desse grupo e ajudá-los a resolver o problema. Preparei um spray com a essência Quaking Grass e o utilizei no ambiente por três vezes em intervalos de 30 minutos antes de iniciar a reunião. 

Ao iniciar a reunião lembrei-lhes que muitos deles já trabalhavam lá há muito tempo, e que o arranjo de flores que eu havia colocado no centro da mesa representava a variedade de cores, formas e aromas que enriquecem os jardins, e que se eles respeitassem as qualidades e diferenças entre eles, também eles enriqueceriam seu trabalho.

E assim como as sementes necessitam ser regadas para que possam florescer, eu naquele momento estava regando seus corações e mentes com um spray de harmonia e união para que eles pudessem deixar brotar um objetivo claro para aquele encontro.      

Após uma reunião de quarenta e cinco minutos, o problema havia sido resolvido e todos ficaram satisfeitos com as decisões que haviam sido tomadas.

Desenvolvimento de coesão do grupo ao mesmo tempo em que a integridade individual é mantida

Uma turma de alunos na faixa etária de 16 a 17 anos apresentava muita dificuldade de relacionamento. Segundo a coordenadora da escola, a turma apresentava líderes negativos de grupos rivais. Os alunos eram alheios, desatentos, agitados, desinteressados, e não cumpriam as tarefas que lhes eram propostas.

Os professores não queriam mais dar aulas nessa turma, pois não viam sentido em ensinar na pior turma de alunos da escola.

Considerei a possibilidade de criar um ambiente mais harmônico e participativo usando um spray de essências florais, para ajudar tanto os alunos quanto os professores a permanecerem na sala de aula livres dos bloqueios mentais e emocionais que os impedia de um desenvolvimento saudável naquele grupo.


A fórmula de essências florais usada foi:


Quaking Grass – para permitir-lhes despertar a consciência de grupo com um propósito único, onde cada um precisava fazer a sua parte para o crescimento, harmonia e sobrevivência do todo, como as abelhas na colméia.



 

 

Wild Oat – para ajudar-lhes a clarear o propósito individual.

 

 

 



Calendula – para permitir-lhes mais receptividade no uso da palavra, favorecendo o diálogo entre os alunos e entre professores e alunos.

 



Clematis – para ajudá-los a estar mais presentes e participativos.

 



California Wild Rose – para ajudá-los a encontrar seus ideais positivos e busca de servir ao mundo através de sua vocação.

 

 

Na primeira semana de utilização das essências, a atitude negativa da turma ficou exacerbada, havendo sérios desentendimentos entre professores e alunos.
              
Continuamos a aplicação do spray e ao final de quatro semanas de uso, os alunos já demonstravam mais participação nas aulas, mais respeito uns com os outros. O professor que antes não queria mais dar aulas naquela turma já estava ultrapassando seu horário para ajudar os alunos.

Duas semanas depois, a coordenadora do colégio reuniu-se com a equipe de professores daquela turma e todos confirmaram grande melhora naquele grupo. Mudanças significativas foram percebidas no comportamento, respeito mútuo, clareza de propósito, alegria por fazer parte daquele grupo.

Ficou claro que a essência Quaking Grass foi fundamental nos resultados obtidos, permitindo-lhes entrar em contato com algo maior do que o individuo que existe em cada um deles, e a perceber a importância de cada um para a melhoria das realizações do grupo. Além disso, acredito que a essência Quaking Grass foi a base a partir da qual cada uma das outras essências pode ajudar nas necessidades individuais do grupo.

Regina Celia de Freitas é pos graduada em Terapia Floral pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é também astróloga e arteterapeuta. Tem uma vasta experiência em Terapia Floral  e tem participado de muitos cursos com produtores e pesquisadores de diferentes sistemas nacionais e internacionais de essências florais. Ela participou do primeiro curso de certificação da FES ministrado por Ruth Toledo e Olympia Gimenes, professoras autorizadas no Brasil. Além de professora de outros cursos de terapia floral, Regina é uma das professoras autorizadas pela FES no Brasil e também Practitioner certificada pela FES.

Contato Regina: reginafreitas@gmail.com


 


[ About FES | Online Repertory |Class Offerings | Research & Case Studies | Interviews and Articles]
[ What's New | Publications | Membership | Find a Practitioner | Members' Pages | Home ]

 


P.O. Box 459, Nevada City, CA  95959
800-736-9222 (US & Canada)
tel: 530-265-9163    fax: 530-265-0584

E-mail: mail@flowersociety.org

Copyright © by the Flower Essence Society.
All rights reserved.